20 janeiro 2005

Milicia pró-Indonésia em Aceh

milicias pró-Indonésias

Antigos milicianos timorenses, que em 1999 colaboraram com a Indonésia na repressão dos independentistas timorenses, estabeleceram uma base na devastada província indonésia de Aceh, noticia o jornal australiano Courier Mail, na sua edição electrónica.

Segundo o jornal, os milicianos pertenciam à Laksaur Merah Putih (LMP, Tropas Vermelhas e Brancas, do original em indonésio) que operava em Suai, no distrito fronteiriço de Covalima, em Timor-Leste.

O Courier Mail escreve que o líder local da LMP afirmou que os seus homens, cerca de 900 - segundo o próprio -, "estão prontos a defender a província (de Aceh) dos separatistas.

O jornal acrescenta que em círculos políticos australianos se receia que os militares indonésios tentem instrumentalizar a LMP para sabotar o cessar-fogo estabelecido com o Movimento de Libertação de Aceh (GAM) após o maremoto de 26 de Dezembro de 2004 e para intimidar a população civil daquela província.

A confirmação da presença da LMP foi feita durante a visita que o ministro da Defesa da Austrália, Robert Hill, efectuou segunda-feira a Aceh.

Há mais de 20 anos que o GAM mantém uma luta de guerrilha pela independência de Aceh.

fonte: Agência LUSA
2005-01-18 05:50:00

Sem comentários: