08 outubro 2004

Diários de Che Guevara



"'Diários de Che Guevara', baseado em factos reais, passa-se em 1952, quando dois amigos partem numa viagem rumo ao desconhecido continente da América Latina, tornando-se esta uma verdadeira descoberta interior.

Partindo na velha e "Poderosa" motocicleta, propõem-se a fazer Buenos Aires a Caracas, descobrindo os contornos de um continente étnico e culturalmente rico, misturando-se com as populações que visitam e trazendo o que de melhor e mais humano lhes é oferecido.

O filme, baseado na viagem original, conta com o argumento escrito por José Rivera, que se apoiou numa longa pesquisa feita aos diários originais dos dois amigos e com o suporte da família de Che Guevara assim como do próprio Alberto Granado (com 82 anos).

"Diários de Che Guevara" é um trabalho envolvente, muito esperado por todos os que sempre admiraram a vida deste revolucionário controverso. Poderão conhecer agora um pouco da sua vida, antes de se tornar no conhecido Che Guevara.

Um filme de Walter Salles, realizador de "Central do Brasil" (nomeado para os Óscares e premiado nos Globos de Ouro, Festival de Berlim e prémios BAFTA), conta com a participação de Gael García Bernal (Ernesto Che Guevara) conhecido pela sua participação em "Amor Cão", "O Crime do Padre Amaro" e no recente "Má Educação", bem como com Rodrigo de la Serna (Alberto Granado) que tem vindo a afirmar-se numa versátil carreira na Argentina, quer no cinema quer na televisão."

(sinopse do filme publicada em cinema.sapo.pt. Estreou a 07 de Outubro no Lusomundo do C.C. Vasco da Gama)

Sem comentários: