(Original no site d’ Os Verdes)
Comunicado de Imprensa 03-06-2009
NOVO MISTÉRIO NO TUA - DESAPARECERAM PARECERES DADOS NO QUADRO DA CONSULTA PÚBLICA
A Deputada Heloísa Apolónia do Partido Ecologista “Os Verdes” solicitou esclarecimentos ao Governo, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, sobre o misterioso desaparecimento do parecer de “Os Verdes” à construção da Barragem na Foz do Tua, apresentado no quadro da consulta pública do Estudo de Impacto Ambiental.
Foi, de facto, com estupefacção que “Os Verdes” constataram que a declaração de impacto ambiental divulgada no dia 11 de Maio de 2009 pelo Ministério do Ambiente não incluía no resumo do resultado da consulta pública, nenhuma referência ao contributo entregue pelo PEV, por via electrónica, no dia 18 de Fevereiro de 2009 e ao qual “Os Verdes” fizeram uma adenda que foi enviada, também por via electrónica, após contacto telefónico com a Agência Portuguesa de Ambiente, no dia 20 de Fevereiro de 2009.
Para a Deputada ecologista, esta omissão do parecer de “Os Verdes” no resumo é tanto mais estranha quando tudo aparenta que não é caso único, visto não aparecerem também referências a contributos de outras entidades que, no entanto, tal como “Os Verdes”, os tornaram públicos. Pareceres que, curiosamente, são todos desfavoráveis à construção da barragem. “Os Verdes” anexaram ao requerimento as provas do envio deste documento para o e-mail específico da Agência Portuguesa de Ambiente no prazo previsto na Lei.
Sem comentários:
Enviar um comentário