04 maio 2009

Vasco Granja



Faleceu hoje Vasco Granja.

Fico triste por ver partir um dos comunicadores que mais influenciou a minha infância, que me «ensinou» a ver TV. Foi ele que me abriu as portas da imaginação através da BD, numa altura em que havia uma forte carga educacional e pedagógica em muitos dos filmes de animação exibidos no seu programa, uma mensagem de paz e amizade no mundo.

Foi um dos que fizeram aquilo que sou hoje.

Para além disso, Vasco Granja foi um camarada empenhado no desenvolvimento cultural de um país que chegara a 1974 na mais profunda ignorância e analfabetismo.

O seu contributo no PCP também é histórico, pela divulgação do neo-realismo, que lhe custou a prisão pela PIDE por duas vezes, tendo chegado a estar preso no Forte de Peniche com Álvaro Cunhal.

Foi um dos dinamizadores do maior evento cultural do país, a Festa do Avante!, e um dos grandes educadores do Portugal moderno e de uma geração inteira que não perdia pitada do seu programa "Cinema de Animação", onde, com tom de avô, explicava cuidadosamente os aspectos mais importantes dos filmes que exibia de seguida, nunca se esquecendo de referir a realização, produção e nacionalidade da obra.

Um vulto da cultura portuguesa que deixa saudades.

Obrigado, Camarada Vasco Granja!

Sem comentários: