20 maio 2009

Os grandes temas da Europa


Deparei-me há dias com o site euprofiler.eu, de um instituto com o nome European University Institute, que se propõe traçar um «perfil político» de cada utilizador mediante as suas opiniões sobre os grandes temas da Europa.

Apesar de ter inúmeras críticas a apontar, como os modos de fraseamento das perguntas base do perfil, ou a possibilidade de interpretação errada de respostas simplistas, foi no entanto uma experiência de consolidação das minhas convicções políticas àcerca desses grandes temas, assim como reforçou a minha confiança de sempre no projecto político do PCP, enquanto partido organizador da luta por uma sociedade mais justa, e da CDU, enquanto plataforma alargada de opiniões e pontos de vista.

Estes são também os temas que a sociedade devia discutir nesta campanha, porque são algumas destas respostas que condicionarão a forma como a União Europeia irá ser governada, e, consequentemente, a forma como Portugal será governado. As políticas do Parlamento Europeu serão aplicadas a todos os Estados membro, e por isso, também a Portugal.

Como responde a CDU a esses grandes temas? O que defenderão os seus deputados? 

Eis as respostas, simples e directas, numa escala que vai de “Discordo Completamente” até ao “Concordo Plenamente”:

Tema:Estado-providência, família e saúde

EUPROFILER.EU: Os programas sociais  deviam ser mantidos mesmo que isso implique o aumento dos impostos
CDU: Concordo completamente

EUPROFILER.EU: Devia haver um esforço maior para privatizar os serviços de saúde em Portugal
CDU: Discordo completamente 

EUPROFILER.EU: Os subsídios estatais para infantários e cuidados à infância deviam ser substancialmente aumentados
CDU: Concordo completamente

Tema: Migração e imigração

EUPROFILER.EU: As políticas de imigração orientadas para trabalhadores qualificados deviam ser encorajadas como meio de promover o crescimento económico
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER.EU: A imigração para Portugal devia tornar-se mais restritiva?
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER.EU: Devia exigir-se que os imigrantes de fora da Europa aceitem a nossa cultura e valores
CDU: Tendo a discordar

Tema: Sociedade, religião e cultura

EUPROFILER.EU: A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma coisa boa
CDU: Concordo completamente

EUPROFILER.EU: Os princípios e valores religiosos deviam ser mais respeitados pela política
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER.EU: A descriminalização do uso pessoal de drogas leves é bem-vinda
CDU: Concordo completamente

EUPROFILER.EU: A eutanásia devia ser legalizada
CDU: Neutro

Tema: Finanças e impostos

EUPROFILER.EU: A despesa pública devia ser reduzida para permitir a descida dos impostos
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER:EU: A UE devia passar a ter o poder de aumentar os impostos
CDU:Discordo completamente

EUPROFILER.EU: Os governos deviam ajudar os bancos em falência com dinheiros públicos
CDU: Tendo a discordar

Tema: Economia e trabalho

EUPROFILER.EU: Os governos deviam reduzir os regulamentos de protecção dos trabalhadores para combater o desemprego
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER.EU: A UE devia reduzir drasticamente os subsídios aos agricultores europeu
CDU: Tendo a discordar

Tema: Meio ambiente, transportes e energia

EUPROFILER.EU: As fontes de energia renováveis (tais como a energia solar ou eólica) deviam ser apoiadas mesmo que isso implique maiores custos
CDU: Concordo completamente

EUPROFILER.EU: A utilização de transportes públicos devia ser promovida através dos chamados impostos verdes (como, por exemplo, o imposto de circulação)
CDU: Tendo a concordar

EUPROFILER.EU: As políticas de combate ao aquecimento global deviam ser encorajadas mesmo que isso tenha custos no crescimento económico ou no desemprego
CDU: Tendo a concordar 

Tema: Lei e ordem

EUPROFILER.EU: Na luta contra o terrorismo deviam ser aceites restrições às liberdades civis
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER.EU: Os criminosos deviam ser punidos mais severamente
CDU: Neutro 

Tema: Política externa

EUPROFILER.EU: Em assuntos de política externa, como por exemplo nas relações com a Rússia, a UE devia falar a uma só voz
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER.EU: A UE devia reforçar a sua política de segurança e defesa
CDU: Discordo completamente

Tema: Integração Europeia

EUPROFILER.EU: A integração europeia é uma coisa boa
CDU: Tendo a discordar

EUPROFILER.EU: Portugal está muito melhor dentro da União Europeia do que fora dela
CDU: Tendo a discordar

EUPROFILER.EU: A União Europeia devia ser alargada à Turquia
CDU: Sem opinião

EUPROFILER.EU: Deviam ser dados mais poderes ao Parlamento Europeu
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER.EU: Cada estado-membro da UE devia ter menos poder de veto
CDU: Discordo completamente

EUPROFILER.EU: Qualquer novo Tratado Europeu devia ser sujeito a aprovação através de referendo em Portugal
CDU: Concordo completamente

Tema: Perguntas específicas para Portugal

EUPROFILER.EU: A regionalização devia ser implementada em Portugal
CDU: Concordo completamente

EUPROFILER.EU: Nos próximos anos, o governo português devia investir em grandes infra-estruturas, como o TGV e o novo aeroporto de Lisboa
CDU: Concordo completamente

 

Todas estas respostas foram elaboradas pelo EUI, baseando-se no programa eleitoral da CDU para as últimas eleições, bem como no programa eleitoral doPCP.

Espero que vos sirva tão bem como me serviu, este «sumarizar» de ideias que são linhas mestras de uma ideologia que persegue o sonho de uma sociedade melhor.

Este post foi também publicado no Cheira-me a Revolução! como início da participação do Abruzolhos naquele colectivo blogosférico.

Sem comentários: