16 abril 2009

Apresentação da Declaração Programática do PCP para as eleições europeias

Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU nas eleições de 2009 para o Parlamento Europeu. Foto: Julia Garlito Y Romo


O PCP apresentou hoje, dia 16 de Abril, a Declaração Programática do PCP para as eleições europeias.


No documento, enunciam-se as linhas mestras do que será o trabalho dos eleitos do PCP no Parlamento Europeu, enquadrados na CDU e inseridos no Grupo da Esquerda Unitária Europeia.

Nesta Declaração pode perceber-se a concepção de projecto europeu que os comunistas portugueses defendem, opondo-se totalmente ao modelo de integração europeia neoliberal, federalista e militarista ao serviço do grande capital e das grandes potências.

Citando o Secretário Geral do PCP na apresentação da Declaração Programática,

"A nossa Europa, não é a sua [do PS] União Europeia da “Estratégia de Lisboa”, da liberalização e privatização dos serviços públicos, do colete-de-forças do Pacto de Estabilidade, do fundamentalismo monetarista do BCE e da financeirização da economia.

A nossa Europa não é a sua União Europeia da liberalização selvagem dos mercados, da regulação por baixo dos direitos laborais e sociais para acentuar a exploração, da flexigurança e da directiva do tempo de trabalho, das ruinosas e destruidoras políticas agrícola e de pesca comuns.

Essa não é a nossa Europa, porque a nossa Europa nunca poderá ser construída contra os trabalhadores e os povos. É por isso que também a nossa Europa, não é a sua União Europeia fortaleza dos campos de retenção para imigrantes. Tal como a nossa Europa é a Europa de paz e não é a sua União Europeia da política externa intervencionista, da militarização e da participação nas guerras imperialistas.

A nossa Europa, não é a União Europeia de Sócrates, nem a de Durão Barroso, nem das forças que o suportam, nem as da sua família ideológica, nem tão pouco de uma certa esquerda federalista que entrega despreocupadamente ao desbarato aspectos essenciais da soberania para reforçar o projecto de integração europeia capitalista e imperialista do directório dos grandes e do capital.

A nossa Europa, a outra Europa porque lutamos – a dos trabalhadores e dos povos –, está aí bem definida na nossa Declaração Programática!"

Veja no site do PCP a intervenção completa do Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Declaração Programática do PCP para as eleições europeias

Sem comentários: