08 maio 2007

Etna no vendaval da Perestroika, de Miguel Urbano Rodrigues e Ana Catarina Almeida



No dia 11 de Maio de 2007, pelas 21.00h, no Clube Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, irão estar Ana Catarina Almeida e Miguel Urbano Rodrigues, para apresentar o seu novo livro “Etna no vendaval da Perestroika”, da editado pela Campo das Letras.

O livro já está à venda em todas as livrarias, e apresenta-se com a seguinte sinopse:

"Etna no Vendaval da Perestroika" é o primeiro romance português que tem por tema central o sismo político e social que destruiu a União Soviética.

O terramoto que ali mudou a vida é apresentado ao leitor por Miguel Urbano Rodrigues e Ana Catarina Almeida através da última geração de portugueses que estudou nas universidades soviéticas.

Os acontecimentos são vistos de fora por esses jovens, em quase justaposição com uma realidade inelutável que os transcende e surge iluminada primeiro na apologia da perestroika por Gorbatchov e, depois, na revelação assustadora, mas então desconhecida do mundo, de que o Politburo tinha consciência de que o Partido e o Estado Soviético estavam a ser destruídos no dia-a-dia pelo projecto que implantou o caos no país e desembocou na restauração ali do capitalismo.

Nesses anos, a personagem principal, Etna, estudante de História, passa do entusiasmo pela anunciada reestruturação da sociedade e da vida à repulsa por uma prática que nega o sonho do regresso aos ideais da Revolução de 17.

O livro é escrito a quatro mãos, ora na primeira ora na terceira pessoa, transcorrendo em cenários diferentes, de Kiev e Leninegrado à China e às ruínas da Pérsia antiga, numa atmosfera de tensa incerteza, marcada pela transformação de Etna numa mulher adulta para a qual o amor e a revolução são indissociáveis.

Nota Biográfica dos autores:

Miguel Urbano Rodrigues é escritor e jornalista. Nasceu em 1925 e passou a infância e adolescência em Moura, no Alentejo.
Foi redactor do Diário de Notícias de 1949 a 1956 e chefe da redacção do Diário Ilustrado, em 56 e 57. No Brasil foi editorialista do O Estado de S. Paulo de 1958 a 1974 e editor internacional da revista brasileira Visão de 1970 a 1974. Regressou a Portugal após a Revolução do 25 de Abril para assumir, com Ruben de Carvalho, a chefia da redacção do Avante!, órgão central do Partido Comunista Português. Foi ainda assistente de História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1974 e 1975. De 1976 a 1985 foi director de O Diário.
Exerceu os cargos de presidente da Assembleia Municipal de Moura em 1977 e 1978, deputado pelo PCP à Assembleia da República de Portugal de 1990 a 1995, deputado às Assembleias Parlamentares do Conselho da Europa e da União da Europa Ocidental de 1992 a 1995. Foi também membro da Comissão Política da segunda daquelas assembleias.
É autor de 15 livros editados em Portugal. No Brasil publicou pela Editora Paz e Terra "Opções da Revolução na América Latina", apreendido em 1968 por determinação do então ministro da Justiça, Alfredo Buzaid.

Ana Catarina Almeida nasceu no Porto em 1967 e viveu na URSS entre 1985 e 1991.
Licenciou-se em Relações Económicas Internacionais pela Universidade Estatal de Kiev, quando a Ucrânia era ainda uma das 15 Repúblicas da União Soviética. Tem uma pós-graduação em Intervenção Humanitária realizada na Universidade Fernando Pessoa, Porto.
"Etna no Vendaval da Perestroika" é o seu primeiro livro.

Sem comentários: