11 setembro 2006

11 de Setembro de 1973

A data de 11 de Setembro ficou na história por razões terríveis. No entanto, esta data já era uma trágica recordação, com 28 anos de existência, quando o World Trade Center, em Nova Iorque foi destruído, alegadamente por terroristas islâmicos (ver documentário Loose Change, exibido a 8 de Setembro na RTP2 e a 10 de Setembro de 2006 na RTP1).

Salvador Allende, foi o primeiro marxista a ser eleito por via de eleições livres na América Latina. Liderando uma coligação de esquerda chamada Unidade Popular, Salvador Allende obteve 36,2% dos votos, sendo a força política mais votada nessa eleições, o que permitiu a eleição de Allende para Presidente da República do Chile.


Foto de Salvador Allende


Allende assume a presidência e tenta socializar a economia chilena, com base num projecto de reforma agrária e nacionalização das indústrias.

A 11 de Setembro de 1973, O General Pinochet comanda um golpe de estado, ostensivamente patrocinado pelos EUA, contra o governo democraticamente eleito do Chile em 1970. A sede do Governo, o Palácio de La Moneda, é cercado pelos militares insurrectos e bombardeada por caças da Força Aérea chilena ao serviço dos golpistas.


Sede do Governo chileno, o Palácio de La Moneda, durante o ataque no qual perdeu a vida o Presidente Salvador Allende


Salvador Allende, morre no Palácio de La Moneda durante o ataque.

Pinochet, apoiado pelos EUA - que estavam empenhados num plano de salvação do continente americano das mãos dos comunistas, a célebre Operação Condor - é aconselhado pessoalmente pelo governo dos EUA na pessoa de Henry Kissinger, a derrubar o Governo chileno (Henry Kissinger está também envolvido na «luz verde» dada à Indonésia para invadir Timor Leste em 1975).


Foto de Pinochet


O golpe de estado deu origem a um dos regimes militaristas de extrema-direita mais violentos que a América do Sul conheceu na sua história. Milhares de simpatizantes de esquerda, professores, intelectuais, artistas, etc., são executados ou desaparecem ou são torturados até à morte. O Estádio de futebol de Santiago do Chile é palco de execuções em massa, nos dias que se seguem ao golpe de estado.

Ainda hoje a justiça chilena tenta levar Pinochet a Tribunal pelas atrocidades cometidas, mas esbarra sempre na conivência das potências estrangeiras, que, através dos seus serviços secretos, fazem desaparecer provas e vestígios do terror que o Chile atravessou na década de 70.

Hoje, estamos de luto também por causa desse 11 de Setembro de 1973.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse é o 11 de Setembro mais trágico e que mais lamento, e que infelizmente é esquecido por quase todos...