23 maio 2006

Emancipação do Abruzolhos







O Abruzolhos nasceu em 2004, em papel, após a necessidade sentida por um colectivo de jovens activistas comunistas de veícular opiniões, reflexões, humor e informação relacionada com a política nacional e mundial, de um ponto de vista de esquerda, socialista, mas sem a necessária formalidade de «órgão de informação» de uma organização.

À criação da newsletter em papel por altura das Eleições Europeias de 2004, sucedeu-lhe o blog Abruzolhos, em Setembro de 2004. Necessariamente, por características que são próprias da opinião de cada um dos intervenientes ou participantes do blog, nunca tencionámos falar em nome de quem quer que fosse, mas quisémos sim participar activamente na vida política, em especial da juventude e de uma forma «arejada».

Hoje, 140 posts depois, e prestes a atingir os 4500 visitantes, consideramos que o trabalho aqui desenvolvido é valioso e não pode de forma alguma ser menosprezado, porque este ou aquele post foi menos conseguido, ou mais ou menos polémico. Cada um dos contributos ajudou a construir este site, que nesta altura é dos mais sólidos locais de opinião comunista na internet, contando com artigos de vários temas, dos ideológicos aos de política internacional, passando pelo simples sarcasmo ou crítica severa.

O Abruzolhos possui uma biblioteca de textos ideológicos fornecidos pelo Vermelho.org, bem como uma lista de software grátis ou livre que convidamos os visitantes a experimentar para saber da sua existência, por oposição à hegemonia da Microsoft e congéneres na Internet e no domínio dos computadores pessoais.

O círculo de amigos do Abruzolhos tem vindo a aumentar, e não param de ser feitas ligações a outros blogs e sites na Internet.

Tendo chegado a esta altura, e tendo-nos sido apresentado como facto consumado que a ligação organizacional que o Abruzolhos mantinha teria que findar, sendo as opções apresentadas a desvinculação ou o encerramento, decidimo-nos por continuar este trabalho, que desenvolvemos durante várias centenas de horas nos últimos 2 anos.

Assim, o Abruzolhos emancipa-se, torna-se adulto e desvincula-se totalmente de qualquer tutela, vinculo ou estrutura supervisora, iniciando um novo capítulo na sua vida, com independência mas sempre com o mesmo objectivo em mente: a luta por uma sociedade melhor, pela construção de uma solução socialista, rumo à vitória.

Contem connosco para as opiniões incisivas, as críticas abertas e sem restrições, e o apoio às causas que entendemos serem de valor, em Portugal ou no mundo. Contem connosco para humor, sarcasmo e brincadeiras, mas contem também connosco para a informação genuína de esquerda, seleccionada criteriosamente para servir de complemento ou até Alternativa à comunicação social escravizada pelo grande capital (perdoem-nos a falta de modéstia).

A Luta Continua!

Saudações democráticas do vosso habitual
General Zé

Sem comentários: