Há 10 anos, a 6 de Março de 1996, aquando dos seus 75 anos, o PCP iniciou a sua presença na Internet, tendo sido o primeiro partido político, em Portugal a fazê-lo.
Na altura, o facto não constituiu apenas mais uma forma entre outras de celebrar o histórico acontecimento, foi também um modo de assinalar uma característica essencial do PCP – sendo o partido político português há mais tempo em actividade, com um património honroso e ímpar e com sólidas âncoras e raízes nos trabalhadores, na juventude, na sociedade portuguesa, o PCP tem um projecto político transformador, progressivo e voltado para o futuro, capaz de incorporar na sua acção e no seu diálogo com os portugueses os mais modernos meios de comunicação.
Hoje em dia, as tecnologias de informação e de comunicação são um meio indispensável para a difusão da informação. Todos os dias aumentam os utilizadores de Internet, aproveitando as diversas funcionalidades que a rede oferece, quer na consulta de páginas quer na utilização do correio electrónico. Estas questões não são alheias ao PCP, tanto ao nível da tecnologia como ao nível sociológico, o PCP acompanha todas estas evoluções e faz o aproveitamento destas novas ferramentas que facilitam e promovem o seu trabalho.
Nos últimos 10 anos, a página do PCP na Internet, serviu de trampolim para grandes e importantes iniciativas, muitas delas pioneiras no panorama político-partidário português: os fóruns digitais, a página WAP, as newsletters, o quiosque electrónico, a transmissão áudio do XVII Congresso e, sobretudo, a Comunic - a rádio do PCP na Internet são projectos que ambicionam dar a conhecer as propostas do PCP e mais, tal como o meio o permite, pois a interactividade é uma das suas características: saber as opiniões, os anseios e as preocupações daqueles que visitam a página.
Não querendo nunca descurar o contacto com as pessoas, cara-a-cara, pois esse é o primeiro objectivo na comunicação e na práctica da acção política, o PCP pretende também aproveitar todas as possibilidades que tem para chegar a mais pessoas, mais rapidamente e sem limites de distâncias físicas.
Ao longo da última década a página do PCP na Internet assumiu-se como um instrumento complementar de informação e comunicação que facilita esse diálogo e que disponibiliza uma valiosa, diversificada e permanentemente actualizada base de dados sobre o PCP que possibilita aos cidadãos um juízo e um conhecimento mais directos e rigorosos, sem intermediários, sobre a actividade e as posições do PCP.
Sem comentários:
Enviar um comentário