01 junho 2005

A Internacional

A Comuna de Paris decreta o seguinte: 1 - É abolida a recruta obrigatória; 2 - A Guarda Nacional é a única força militar permitida entrar em Paris; 3 - Todos os cidadãos válidos fazem parte da Guarda Nacional.

Em 1871, a classe operária de Paris tomando o destino em suas próprias mãos, derrubou o poder da burguesia e instaurou a ditadura do proletariado. Foi a primeira tomada do poder político pela classe operária, a Comuna de Paris, grande marco da revolução mundial proletária.

Enquanto nas ruas soavam os tiros dos fuzilamentos em massa, e quando aparentemente a Comuna era derrotada, Eugène Pottier, um dos seus dirigentes, operário e poeta, protegido numa mansarda da fúria assassina da contra-revolução, escreveu o magnífico poema " A Internacional " impregnado do optimismo próprio da classe mais avançada da sociedade cuja vitória final sente inevitável. A Comuna não tinha morrido, ela anunciava o mundo novo, livre das grilhetas da exploração e da opressão.

Pierre Degeyter, outro combatente da Comuna, compôs em 1888 genialmente a música de " A Internacional "que se tornaria rapidamente o hino dos comunistas e dos operários e trabalhadores de todo o mundo.

Sem comentários: